Pular para o conteúdo principal

Temáticas para o desenvolvimento dos projetos

Olá. alunos!
Sejam muito bem vindos a este espaço!
Aqui estão alguns vídeos e links que podem ser consultados por vocês!
Dividi todos eles por séries e por conteúdos. 
Assistam aos que forem do interesse de vocês e escolham uma das "experiências" para realizar em sala de aula e, posteriormente, em algum evento realizado pela escola. 

Algumas sugestões nos vídeos, a maioria do canal Manual do Mundo.


7º ano

1. Coleta de material biológico

Conteúdo: Fungos e bactérias

Podemos cultivar microrganismos existentes nas mais variadas superfícies que tocamos diariamente inclusive na superfície do nosso próprio corpo. 




2. Enchendo balões "sem ar"

Experiência simples. Com ela vocês poderão encher balões através de uma reação química onde há a produção de gás carbônico. 




3. Plantando feijões no algodão

Muito clássica, a maioria de vocês já devem ter feito essas experiência em séries anteriores. Aqui vocês podem acompanhar a germinação e o crescimento de um pé de feijão. A experiência é simples e aborda a temática que será abordada nos próximos meses sobre o crescimento e organização dos corpos dos organismos vegetais. 




4. Carrinho de controle remoto 

A princípio parece difícil, mas podemos encontrar caminhos menos tortuosos para fazer com que cheguemos lá. 


5.Exsicatas de plantas e frutos

Podemos fazer um álbum com material prensado de várias espécies de plantas (Detalhe: as tábuas e parafusos não são TÃO necessários).








8º ano

1. Pulmão na garrafa PET

Aqui nós temos uma breve representação do sistema respiratório por meio de um "pulmão artificial" que emula o funcionamento dos nossos órgãos durantes a respiração.




2. Maquete do sistema urinário

Maquetes também são experimentos muito bem vindos.




9º ANO


Sugestões

1. O foguete de bicarbonato, vinagre e garrafa pet

Conteúdo: Dinâmica, 3ª Lei de Newton (Física)

O experimento é, costumeiramente, realizado pelas turmas do ensino médio sob a supervisão do professor de física.



2. Caledoscópio com réguas 

Conteúdo: Ótica, dinâmica de espelhos (Física)




3. Extração de DNA humano com detergente 

Conteúdo: Genética (Biologia)



4. Circuito elétrico 



Conteúdo: Eletrodinâmica (Física)

O vídeo não parece tão atraente quanto os anteriores, mas a temática é bastante rica e pode ser trabalhada de diversas maneiras.


5. Como enxergar a própria voz

Conteúdo: Som/Acústica (Física)

Um dos experimentos mais elaborados e, provavelmente um dos mais difíceis de ser realizado. 




6. Câmara escura

Conteúdo: Ótica (Física)

Um dos mais simples e baratos, este experimento traz um dos resultados mais impressionantes.




7. Barquinho pop pop

Conteúdo: Dinâmica/ 3ª Lei de Newton

O mais difícil e o que exige mais habilidade para quem for executá-lo, o barquinho "pop pop" emula os barcos a vapor que cruzaram as águas antes dos atuais, movidos a combustão. 



8. Mão biônica de papelão 

Conteúdo: Alavancas (Física)

 Fácil, simples e barata.



Vocês podem trocar o pedaços de caneta por outro material cilíndrico do mesmo tamanho.

10. Capacitor caseiro (Jarra de Leyden)

Conteúdo: Eletrostática (Física)

Simplíssima e bastante impressionante










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gastrosquise e Onfalocele

São defeitos do fechamento da parede anterior do abdômen. A diferença básica é que na onfalocele as vísceras são recobertas por membranas translúcidas (âmnio e peritônio parietal), estando o cordão umbilical sempre no ápice do defeito, na gastrosquise o defeito abdominal é relativamente pequeno, localizado geralmente à direita do cordão umbilical não havendo membranas recobrindo as vísceras. Por volta da quinta semana do desenvolvimento embrionário ocorre abrupto crescimento e alongamento do intestino médio, desproporcional ao corpo do embrião, resultando em exteriorização de maior parte do intestino através do umbigo. Esta hérnia natural permanece até a décima semana, quando a cavidade abdominal, crescendo de modo suficiente, recebe de volta as vísceras exteriorizadas. A origem da onfalocele surge a partir do não retorno das vísceras abdominais que formaram a hérnia fisiológica. No entanto, a patogenia gastrosquise ainda é controversa. Acredita tratar-se de uma teratogenia, devido a

A Síntese dos Aminoácidos

Para começar vamos antes de tudo definir o que é aminoácido, certo? Os aminoácidos são a base estrutural das células. Todas as células dos organismos vivos são formadas pela união de diferentes tipo de aminoácidos, que caracterizarão qual será o tipo de célula e qual função será exercida por ela. Os aminoácidos possuem a seguinte estrutura molecular: um carbono-alfa (quiral) ligado a um grupo carboxílico (-COOH), a um grupo amino (-NH2), a um átomo de hidorgênio e por fim a uma cadeia lateral, representada pelo radical R. A quantidade de grupos funcionais amina e carboxíla, e a cadeia lateral definem o nome do aminoácido.  Quanto à sua estrutura, os aminoácidos dividem-se em alfa, beta e gama , nomenclatura determinada pela posição do grupo amino na cadeia. Os 20 aminoácidos metabolizados pelo corpo humano fazem parte do grupo alfa e sua estrutura molecular corresponde com a do desenho acima. Desses 20 aminoácidos, 12 são sintetizados pelo corpo humano e os outros 8 adquiri

A ação da enzima amilase

Produzida junto com a saliva e liberada pelas glândulas salivares parótidas, a amilase é a enzima responsável pela quebra do amido e do glicogênio na boca antes da deglutição. Assim como toda enzima, a amilase possui pH ótimo 7,0 (neutro) e temperatura ideal de 37°C.  Apesar de sua importância a amilase desempenha um papel pequeno diante de todo o processo digestivo, sua exposição ao alimento ocorre apenas no momento da mastigação. Após ser engolido o bolo alimentar é levado ao estômago, lá a enzima é neutralizada pelo ácido hidroclorídrico e pela ação da enzima gastrina .  Já no intestino todas as moléculas que não foram quebradas pela amilase serão quebradas pela amilase pancreática , produzida no pâncreas e liberada no duodeno , porção inicial do intestino delgado. Nessa reação esses polipeptídeos ‘’mal digeridos’’ são transformados em dissacarídeos, molécula formada pela união de dois monossacarídeos e possui forma de hélice. Na próxima etapa surgem as células de Brunner