Pular para o conteúdo principal

Aterros sanitários e a correta destinação do lixo


O lixo é um problema que requer bastante atenção das autoridades. Durante o Brasil colônia a falta de saneamento nas grandes cidades foi a principal causa de grandes epidemias como a varíola e a cólera. Nos dias de hoje ainda convivemos com este problema, a carência de sistemas de saneamento e abastecimento são fatores que favorecem a ocorrência de casos de diarreia, leptospirose, dengue, etc., que vitimizam mais de 15 milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que uma criança morra a cada 20 segundos.

Além de manter as ruas limpas e a higiene nas residências, também é preciso dar um destino adequado ao lixo. Nos grandes centros urbanos o material coletado pelas prefeituras é levado para aterros sanitários onde são aterrados em locais diferentes de acordo com a origem (hospitalar, agrícola, doméstico). Em cidades menores, é comum o lixo ser deixado em lixões a céu aberto que além de prejudicar o solo, os mananciais de água e o ar, devido a frequência da queima do lixo, também prejudica a vida de quem mora próximo. Devido a isto, os aterros sanitários são a alternativa mais viável para o descarte do lixo quando a reciclagem não é possível. 

Mesmo assim são comuns problemas com a administração dos aterros, acidentes podem acontecer e costumam ter consequências catastróficas. Um bom exemplo é o aterro sanitário de Sotavendo, em Portugal, que em março de 2010 sofreu um vazamento decorrente da pressão provocada em suas paredes por uma forte chuva e lançou resíduos na bacia do Rio Vascão. Segundo reportagens da época, nenhum dano ambiental grave foi identificado.

Não só o risco de vazamentos, outro problema inerente à construção de aterros é a necessidade do uso de terrenos muito grandes e distantes das zonas urbanas, fato agravado pela capacidade limitada destes aparelhos receberem lixo. Além disso, o custo de implantação e manutenção são elevados impossibilitando que a prática seja seguida por todos.


Aterro sanitário do Sotavento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando situações da Dinâmica para turmas do 9º ano através de simuladores da internet

Olá! Hoje faço o meu relato sobre a aula de informática parcialmente planejada na última postagem. A princípio, a intenção era trazer as turmas do 9º ano para aulas que envolvessem os temas da tabela periódica e a organização dos números de massa e números atômicos dos átomos, assim como seus respectivos símbolos. No entanto, tendo em vista a aproximação do término do 2º bimestre, é necessário que a Física também seja trabalhada com eles, afinal ela é uma disciplina tão importante quanto a Química ou a Biologia.   Na última aula, realizada durante a segunda-feira dia 16 de maio, os alunos viram o conteúdo programado para a matéria de Física: conceito de força (de forma vaga), a ideia de força resultante, a relação entre o equilíbrio e a força necessária para mover um objeto e, por fim, as tão afamadas leis.  Apesar de simples, a temática merece bastante atenção dos meninos, por ter sido pedido a eles a entrega de um trabalho parcial que envolva de um jeito ou...

Formulários de revisão

Link para as revisões. Clique nos links destacados abaixo: Revisão: Células (9º ano) https://docs.google.com/forms/d/1hhvXxos7iJKw0bxWTi9HZpTIn7iU6hDBvhNCRR49vbU/viewform Revisão Sistema respiratório e cardiovascular (8º ano) https://docs.google.com/forms/d/1_mTmHLF_wYDnPEKoCK4pTgdLtPRhfub0GoX_4Ilylec/viewform

Temáticas para o desenvolvimento dos projetos

Olá. alunos! Sejam muito bem vindos a este espaço! Aqui estão alguns vídeos e links que podem ser consultados por vocês! Dividi todos eles por séries e por conteúdos.  Assistam aos que forem do interesse de vocês e escolham uma das "experiências" para realizar em sala de aula e, posteriormente, em algum evento realizado pela escola.  Algumas sugestões nos vídeos, a maioria do canal Manual do Mundo. 7º ano 1. Coleta de material biológico Conteúdo: Fungos e bactérias Podemos cultivar microrganismos existentes nas mais variadas superfícies que tocamos diariamente inclusive na superfície do nosso próprio corpo.  2. Enchendo balões "sem ar" Experiência simples. Com ela vocês poderão encher balões através de uma reação química onde há a produção de gás carbônico.  3. Plantando feijões no algodão Muito clássica, a maioria de vocês já devem ter feito essas experiência em séries anteriores. Aqui vocês podem acompanhar a germinação e ...