Para começar vamos antes de tudo definir o que é aminoácido, certo? Os aminoácidos são a base estrutural das células. Todas as células dos organismos vivos são formadas pela união de diferentes tipo de aminoácidos, que caracterizarão qual será o tipo de célula e qual função será exercida por ela. Os aminoácidos possuem a seguinte estrutura molecular: um carbono-alfa (quiral) ligado a um grupo carboxílico (-COOH), a um grupo amino (-NH2), a um átomo de hidorgênio e por fim a uma cadeia lateral, representada pelo radical R. A quantidade de grupos funcionais amina e carboxíla, e a cadeia lateral definem o nome do aminoácido. Quanto à sua estrutura, os aminoácidos dividem-se em alfa, beta e gama , nomenclatura determinada pela posição do grupo amino na cadeia. Os 20 aminoácidos metabolizados pelo corpo humano fazem parte do grupo alfa e sua estrutura molecular corresponde com a do desenho acima. Desses 20 aminoácidos, 12 são sintetizados pelo corpo humano e os outros 8 adq...
Parabéns Luziana pelos quadrinhos! Muito bom! Nós temos interações heterotípicas onde duas espécies que coexistem em um mesmo espaço podem interagir ou não. Há vários resultados possíveis decorrentes das interações entre duas espécies, indo desde o negativo (desarmônico) até o totalmente positivo (harmônico) para uma ou ambas ou, ainda, indiferente ou neutro.
ResponderExcluirTrabalho excelente e bem informativo. Essa atividade mostra que é possível aprender por meio de materiais alternativos como as histórias em quadrinhos.
ResponderExcluirEita Luziana ficou ótimo! Muito interativo a suas tirinhas mostrando no próprio dia-a-dia em sala, mostrando que ciências possibilita todas estas formas de transmissão do conhecimento!
ResponderExcluir