Pular para o conteúdo principal

A Síntese dos Aminoácidos

Para começar vamos antes de tudo definir o que é aminoácido, certo? Os aminoácidos são a base estrutural das células. Todas as células dos organismos vivos são formadas pela união de diferentes tipo de aminoácidos, que caracterizarão qual será o tipo de célula e qual função será exercida por ela. Os aminoácidos possuem a seguinte estrutura molecular: um carbono-alfa (quiral) ligado a um grupo carboxílico (-COOH), a um grupo amino (-NH2), a um átomo de hidorgênio e por fim a uma cadeia lateral, representada pelo radical R. A quantidade de grupos funcionais amina e carboxíla, e a cadeia lateral definem o nome do aminoácido.
 Quanto à sua estrutura, os aminoácidos dividem-se em alfa, beta e gama, nomenclatura determinada pela posição do grupo amino na cadeia. Os 20 aminoácidos metabolizados pelo corpo humano fazem parte do grupo alfa e sua estrutura molecular corresponde com a do desenho acima. Desses 20 aminoácidos, 12 são sintetizados pelo corpo humano e os outros 8 adquiridos através de proteínas presentes nos nossos alimentos.  Assim eles são divididos em essenciais (sintetizados pelo corpo) e não essenciais (adquiridos através das proteínas ingeridas.

A síntese de aminoácidos não essenciais pode acontecer de duas formas: 
  1. Quando um carbono, proveniente do Ciclo de Krebs ou da Glicose, se liga a um átomo de hidrogênio. 
  2. A partir da amidação, onde ocorre a síntese de aminoácidos através de outros aminoácidos, dependendo da adição de uma amônia NH3. 
Só para começo de conversa existem dois tipos de proteínas: exógenas e endógenas. Vamos conhecê-las?

 As proteínas exógenas recebem este nome porque são  provenientes da alimentação e metabolizadas no trato digestivo animal. A digestão tem início no estômago, e lá o HCL junto com a água desnaturam a proteína através do processo de hidrólise (quebra com água) produzindo aminoácidos e peptídios (dois ou mais aminoácidos ligados). Depois no intestino delgado esses peptídios sofrem com a ação das proteases (enzimas) e são degradados. 
As proteínas endógenas são assim chamadas porque são proteínas eliminadas pelas células do corpo e ''reaproveitadas'' para a produção de novos aminoácidos pelo mesmo processo descrito a pouco.


Neste link há um slide bem bacana que pode servir de guia para os nossos estudos. =)
Até mais!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formulários de revisão

Link para as revisões. Clique nos links destacados abaixo: Revisão: Células (9º ano) https://docs.google.com/forms/d/1hhvXxos7iJKw0bxWTi9HZpTIn7iU6hDBvhNCRR49vbU/viewform Revisão Sistema respiratório e cardiovascular (8º ano) https://docs.google.com/forms/d/1_mTmHLF_wYDnPEKoCK4pTgdLtPRhfub0GoX_4Ilylec/viewform

Temáticas para o desenvolvimento dos projetos

Olá. alunos! Sejam muito bem vindos a este espaço! Aqui estão alguns vídeos e links que podem ser consultados por vocês! Dividi todos eles por séries e por conteúdos.  Assistam aos que forem do interesse de vocês e escolham uma das "experiências" para realizar em sala de aula e, posteriormente, em algum evento realizado pela escola.  Algumas sugestões nos vídeos, a maioria do canal Manual do Mundo. 7º ano 1. Coleta de material biológico Conteúdo: Fungos e bactérias Podemos cultivar microrganismos existentes nas mais variadas superfícies que tocamos diariamente inclusive na superfície do nosso próprio corpo.  2. Enchendo balões "sem ar" Experiência simples. Com ela vocês poderão encher balões através de uma reação química onde há a produção de gás carbônico.  3. Plantando feijões no algodão Muito clássica, a maioria de vocês já devem ter feito essas experiência em séries anteriores. Aqui vocês podem acompanhar a germinação e ...