Pular para o conteúdo principal

A ação da enzima amilase


Produzida junto com a saliva e liberada pelas glândulas salivares parótidas, a amilase é a enzima responsável pela quebra do amido e do glicogênio na boca antes da deglutição. Assim como toda enzima, a amilase possui pH ótimo 7,0 (neutro) e temperatura ideal de 37°C. Apesar de sua importância a amilase desempenha um papel pequeno diante de todo o processo digestivo, sua exposição ao alimento ocorre apenas no momento da mastigação.

Após ser engolido o bolo alimentar é levado ao estômago, lá a enzima é neutralizada pelo ácido hidroclorídrico e pela ação da enzima gastrinaJá no intestino todas as moléculas que não foram quebradas pela amilase serão quebradas pela amilase pancreática, produzida no pâncreas e liberada no duodeno, porção inicial do intestino delgado. Nessa reação esses polipeptídeos ‘’mal digeridos’’ são transformados em dissacarídeos, molécula formada pela união de dois monossacarídeos e possui forma de hélice.

Na próxima etapa surgem as células de Brunner e de Liberkühn, ainda no intestino delgado. Essas células liberam o suco entérico que finaliza a digestão das moléculas. A secreção da amilase pancreática só acontece depois das refeições, quando há o aumento de sua concentração devido aos movimentos parassimpáticos do pâncreas, além da distensão do duodeno.

Quando não se escova os dentes após as refeições, ou mesmo quando se faz uma escovação mal feita, sempre ficam restos de alimentos presos entre os dentes, a presença desse alimento provoca o crescimento da população de bactérias na flora bucal que vão digeri-lo e produzir ácidos que corroem o esmalte do dente provocando cáries. A enzima amilase atua em contramão à ação dos ácidos liberados pelas bactérias, ela os neutraliza. Por isso que quem produz muita saliva tem menos propensão à cárie.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gastrosquise e Onfalocele

São defeitos do fechamento da parede anterior do abdômen. A diferença básica é que na onfalocele as vísceras são recobertas por membranas translúcidas (âmnio e peritônio parietal), estando o cordão umbilical sempre no ápice do defeito, na gastrosquise o defeito abdominal é relativamente pequeno, localizado geralmente à direita do cordão umbilical não havendo membranas recobrindo as vísceras. Por volta da quinta semana do desenvolvimento embrionário ocorre abrupto crescimento e alongamento do intestino médio, desproporcional ao corpo do embrião, resultando em exteriorização de maior parte do intestino através do umbigo. Esta hérnia natural permanece até a décima semana, quando a cavidade abdominal, crescendo de modo suficiente, recebe de volta as vísceras exteriorizadas. A origem da onfalocele surge a partir do não retorno das vísceras abdominais que formaram a hérnia fisiológica. No entanto, a patogenia gastrosquise ainda é controversa. Acredita tratar-se de uma teratogenia, devido a

A Síntese dos Aminoácidos

Para começar vamos antes de tudo definir o que é aminoácido, certo? Os aminoácidos são a base estrutural das células. Todas as células dos organismos vivos são formadas pela união de diferentes tipo de aminoácidos, que caracterizarão qual será o tipo de célula e qual função será exercida por ela. Os aminoácidos possuem a seguinte estrutura molecular: um carbono-alfa (quiral) ligado a um grupo carboxílico (-COOH), a um grupo amino (-NH2), a um átomo de hidorgênio e por fim a uma cadeia lateral, representada pelo radical R. A quantidade de grupos funcionais amina e carboxíla, e a cadeia lateral definem o nome do aminoácido.  Quanto à sua estrutura, os aminoácidos dividem-se em alfa, beta e gama , nomenclatura determinada pela posição do grupo amino na cadeia. Os 20 aminoácidos metabolizados pelo corpo humano fazem parte do grupo alfa e sua estrutura molecular corresponde com a do desenho acima. Desses 20 aminoácidos, 12 são sintetizados pelo corpo humano e os outros 8 adquiri