Pular para o conteúdo principal

O que são enzimas?



Enzimas são estruturas catalisadoras responsáveis pela aceleração dos processos catabólicos e anabólicos dos compostos orgânicos presentes nas nossas células. Como vimos anteriormente na canção do professor Paulo Alexandre: ‘’Toda enzima será sempre proteína, nem toda proteína será sempre uma enzima’’. Ou seja, uma enzima é basicamente uma proteína com funções catalíticas. Sua estrutura corresponde à uma parte protéica e outra não protéica  que recebe o nome de co-fator, e caso o co-fator seja orgânico, ele recebe o nome de coenzima.

Durante sua atuação a enzima faz uma ligação com o substrato, formando o complexo enzima-substrato, que tem vida curta e logo se desfaz formando os produtos da reação, de onde a enzima é liberada intacta no final. Para poder realizar todo esse trabalho, ela necessita de energia, essa energia é chamada de energia de ativação, que é a menor quantidade de energia necessária aos reagentes para que eles formem um complexo ativado. Os encaixes que possibilitam a interação enzima-substrato recebem o nome de sistema chave-fechadura.

Alguns fatores podem atrapalhar o funcionamento normal da atividade enzimática como alterações no pH, pois toda enzima tem um nível de potencial hidrogeniônico ideal para agir com eficiência. Além disso, podemos citar as alterações na temperatura, elas reagem a partir dos 35°C, tendo sua temperatura ótima entre os 37°C e 40°C. Em temperaturas maiores que 40ºC as enzimas começam a se desnaturar. 

 
Complexo Enzima-Substrato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando situações da Dinâmica para turmas do 9º ano através de simuladores da internet

Olá! Hoje faço o meu relato sobre a aula de informática parcialmente planejada na última postagem. A princípio, a intenção era trazer as turmas do 9º ano para aulas que envolvessem os temas da tabela periódica e a organização dos números de massa e números atômicos dos átomos, assim como seus respectivos símbolos. No entanto, tendo em vista a aproximação do término do 2º bimestre, é necessário que a Física também seja trabalhada com eles, afinal ela é uma disciplina tão importante quanto a Química ou a Biologia.   Na última aula, realizada durante a segunda-feira dia 16 de maio, os alunos viram o conteúdo programado para a matéria de Física: conceito de força (de forma vaga), a ideia de força resultante, a relação entre o equilíbrio e a força necessária para mover um objeto e, por fim, as tão afamadas leis.  Apesar de simples, a temática merece bastante atenção dos meninos, por ter sido pedido a eles a entrega de um trabalho parcial que envolva de um jeito ou...

Formulários de revisão

Link para as revisões. Clique nos links destacados abaixo: Revisão: Células (9º ano) https://docs.google.com/forms/d/1hhvXxos7iJKw0bxWTi9HZpTIn7iU6hDBvhNCRR49vbU/viewform Revisão Sistema respiratório e cardiovascular (8º ano) https://docs.google.com/forms/d/1_mTmHLF_wYDnPEKoCK4pTgdLtPRhfub0GoX_4Ilylec/viewform

Temáticas para o desenvolvimento dos projetos

Olá. alunos! Sejam muito bem vindos a este espaço! Aqui estão alguns vídeos e links que podem ser consultados por vocês! Dividi todos eles por séries e por conteúdos.  Assistam aos que forem do interesse de vocês e escolham uma das "experiências" para realizar em sala de aula e, posteriormente, em algum evento realizado pela escola.  Algumas sugestões nos vídeos, a maioria do canal Manual do Mundo. 7º ano 1. Coleta de material biológico Conteúdo: Fungos e bactérias Podemos cultivar microrganismos existentes nas mais variadas superfícies que tocamos diariamente inclusive na superfície do nosso próprio corpo.  2. Enchendo balões "sem ar" Experiência simples. Com ela vocês poderão encher balões através de uma reação química onde há a produção de gás carbônico.  3. Plantando feijões no algodão Muito clássica, a maioria de vocês já devem ter feito essas experiência em séries anteriores. Aqui vocês podem acompanhar a germinação e ...