Olá! Hoje faço o meu relato sobre a aula de informática parcialmente planejada na última postagem. A princípio, a intenção era trazer as turmas do 9º ano para aulas que envolvessem os temas da tabela periódica e a organização dos números de massa e números atômicos dos átomos, assim como seus respectivos símbolos. No entanto, tendo em vista a aproximação do término do 2º bimestre, é necessário que a Física também seja trabalhada com eles, afinal ela é uma disciplina tão importante quanto a Química ou a Biologia. Na última aula, realizada durante a segunda-feira dia 16 de maio, os alunos viram o conteúdo programado para a matéria de Física: conceito de força (de forma vaga), a ideia de força resultante, a relação entre o equilíbrio e a força necessária para mover um objeto e, por fim, as tão afamadas leis. Apesar de simples, a temática merece bastante atenção dos meninos, por ter sido pedido a eles a entrega de um trabalho parcial que envolva de um jeito ou...


Luziana, assistindo esse documentário, através dos depoimentos dos alunos, acredito que apesar de tanta revolta, violência, indignação e autossuficiência, a maioria dos adolescentes tem em sua essência algo que lhe impulsiona a ser uma pessoa melhor, mesmo percebendo seus erros, em algum momento ela querem acertar. E essa esperança é uma luzinha no fim do túnel para nós, como futuros docentes, fazermos algo para melhorar as qualidade nesse processo ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirLuziana, gostei muito desse documentário. Ele retrata muito bem a situação da educação em nosso país. Há muito trabalho a ser feito, porém sem o comprometimento de ambas as partes que formam o sistema será impossível construir uma verdadeira educação.
ResponderExcluir