Pular para o conteúdo principal

'Dança Comunidade' apresenta experiências entre pessoas surdas

A programação do Festival de Dança de Joinville, no Norte catarinense, contou na tarde desta terça-feira (29) com a realização de aulas de danças urbanas para surdos. Este foi o tema do Fórum Dança Comunidade, com a participação de alunos e convidados que conversaram sobre experiências de dança entre pessoas surdas ou com outros tipos de deficiência.

Segundo a organização, a proposta demonstra a responsabilidade social do evento e teve o objetivo de mostrar para as pessoas que trabalham em projetos com a comunidade, que a dança e as artes de uma forma geral são um meio para promover a inclusão. As aulas de danças urbanas foram realizadas pelo professor Kako Zapelini, integrante do Grupo Maniacs Crew, no período entre 14 de junho e 19 de julho em parceria com o Instituto Joinvilense de Assistência aos Surdos (IJAS).

O 'Dança Comunidade' é um projeto desenvolvido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville e busca fomentar o debate e as práticas que utilizem a dança como modo de integração com as pessoas. No ano passado, a programação foi destinada aos internos da Penitenciária Industrial do município.

Durante a Noite de Gala, na segunda-feira (28), um grupo de deficientes visuais teve acesso ao Festival de Dança. Cerca de 30 cegos puderam apreciar o espetáculo do Balé da Cidade de São Paulo pelo sistema de audiodescrição, que emite informações sonoras. Eles estiveram acompanhados por profissionais da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi).
 
O Festival de Dança

Grupo de São Paulo venceu balé neoclássico conjunto sênior (Foto: Nilson Bastian/Divulgação) 
Grupo de São Paulo venceu balé neoclássico
conjunto sênior (Foto: Nilson Bastian/Divulgação)
Entre 23 de julho e 2 de agosto, grupos de diversos estados do Brasil e até mesmo do exterior apresentam danças de sete gêneros: balé clássico de repertório, balé neoclássico, jazz, sapateado, danças populares, dança contemporânea e danças urbanas. Além dos espetáculos, a programação inclui cursos e oficinas, seminários de dança, Feira da Sapatilha, Rua da Dança, Visitando os Bastidores e Dança Comunidade.
Os ingressos para a noite de abertura, Noite de Gala, custam entre R$ 16 e R$ 120 e estão à venda pela internet  ou na bilheteria Central do Centreventos Cau Hansen, em Joinville, das 13h às 21h.




Comentário:

O mundo da música é algo do qual os surdos são privados, o projeto acima visa não só inseri-los em atividade de dança, como também da música por meio de aulas de balé.




Comentários

  1. Nessa matéria vemos a importância de realizamos a inclusão social das pessoas surdas na sociedade para que os mesmos possam se sentir integrados e não passe a ter que fugir das pessoas por sentir perseguido pelos preconceitos existentes. A dança é um importante meio de inclusão pois sabem que ela utiliza em grande maioria a linguagem corporal e sabemos que o maior meio de comunicação das pessoas surdas é a expressão corporal, o tracejado habilidoso das mãos e de todo o corpo, todos nós necessitamos interagir mais com as pessoas surdas, buscando aprender o significado dos seus sinais, seus sonhos, suas idéias e assim buscamos a junção de valores para se tornar atuantes dentro da comunidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gastrosquise e Onfalocele

São defeitos do fechamento da parede anterior do abdômen. A diferença básica é que na onfalocele as vísceras são recobertas por membranas translúcidas (âmnio e peritônio parietal), estando o cordão umbilical sempre no ápice do defeito, na gastrosquise o defeito abdominal é relativamente pequeno, localizado geralmente à direita do cordão umbilical não havendo membranas recobrindo as vísceras. Por volta da quinta semana do desenvolvimento embrionário ocorre abrupto crescimento e alongamento do intestino médio, desproporcional ao corpo do embrião, resultando em exteriorização de maior parte do intestino através do umbigo. Esta hérnia natural permanece até a décima semana, quando a cavidade abdominal, crescendo de modo suficiente, recebe de volta as vísceras exteriorizadas. A origem da onfalocele surge a partir do não retorno das vísceras abdominais que formaram a hérnia fisiológica. No entanto, a patogenia gastrosquise ainda é controversa. Acredita tratar-se de uma teratogenia, devido a

A Síntese dos Aminoácidos

Para começar vamos antes de tudo definir o que é aminoácido, certo? Os aminoácidos são a base estrutural das células. Todas as células dos organismos vivos são formadas pela união de diferentes tipo de aminoácidos, que caracterizarão qual será o tipo de célula e qual função será exercida por ela. Os aminoácidos possuem a seguinte estrutura molecular: um carbono-alfa (quiral) ligado a um grupo carboxílico (-COOH), a um grupo amino (-NH2), a um átomo de hidorgênio e por fim a uma cadeia lateral, representada pelo radical R. A quantidade de grupos funcionais amina e carboxíla, e a cadeia lateral definem o nome do aminoácido.  Quanto à sua estrutura, os aminoácidos dividem-se em alfa, beta e gama , nomenclatura determinada pela posição do grupo amino na cadeia. Os 20 aminoácidos metabolizados pelo corpo humano fazem parte do grupo alfa e sua estrutura molecular corresponde com a do desenho acima. Desses 20 aminoácidos, 12 são sintetizados pelo corpo humano e os outros 8 adquiri

A ação da enzima amilase

Produzida junto com a saliva e liberada pelas glândulas salivares parótidas, a amilase é a enzima responsável pela quebra do amido e do glicogênio na boca antes da deglutição. Assim como toda enzima, a amilase possui pH ótimo 7,0 (neutro) e temperatura ideal de 37°C.  Apesar de sua importância a amilase desempenha um papel pequeno diante de todo o processo digestivo, sua exposição ao alimento ocorre apenas no momento da mastigação. Após ser engolido o bolo alimentar é levado ao estômago, lá a enzima é neutralizada pelo ácido hidroclorídrico e pela ação da enzima gastrina .  Já no intestino todas as moléculas que não foram quebradas pela amilase serão quebradas pela amilase pancreática , produzida no pâncreas e liberada no duodeno , porção inicial do intestino delgado. Nessa reação esses polipeptídeos ‘’mal digeridos’’ são transformados em dissacarídeos, molécula formada pela união de dois monossacarídeos e possui forma de hélice. Na próxima etapa surgem as células de Brunner