Pular para o conteúdo principal

'Dança Comunidade' apresenta experiências entre pessoas surdas

A programação do Festival de Dança de Joinville, no Norte catarinense, contou na tarde desta terça-feira (29) com a realização de aulas de danças urbanas para surdos. Este foi o tema do Fórum Dança Comunidade, com a participação de alunos e convidados que conversaram sobre experiências de dança entre pessoas surdas ou com outros tipos de deficiência.

Segundo a organização, a proposta demonstra a responsabilidade social do evento e teve o objetivo de mostrar para as pessoas que trabalham em projetos com a comunidade, que a dança e as artes de uma forma geral são um meio para promover a inclusão. As aulas de danças urbanas foram realizadas pelo professor Kako Zapelini, integrante do Grupo Maniacs Crew, no período entre 14 de junho e 19 de julho em parceria com o Instituto Joinvilense de Assistência aos Surdos (IJAS).

O 'Dança Comunidade' é um projeto desenvolvido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville e busca fomentar o debate e as práticas que utilizem a dança como modo de integração com as pessoas. No ano passado, a programação foi destinada aos internos da Penitenciária Industrial do município.

Durante a Noite de Gala, na segunda-feira (28), um grupo de deficientes visuais teve acesso ao Festival de Dança. Cerca de 30 cegos puderam apreciar o espetáculo do Balé da Cidade de São Paulo pelo sistema de audiodescrição, que emite informações sonoras. Eles estiveram acompanhados por profissionais da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi).
 
O Festival de Dança

Grupo de São Paulo venceu balé neoclássico conjunto sênior (Foto: Nilson Bastian/Divulgação) 
Grupo de São Paulo venceu balé neoclássico
conjunto sênior (Foto: Nilson Bastian/Divulgação)
Entre 23 de julho e 2 de agosto, grupos de diversos estados do Brasil e até mesmo do exterior apresentam danças de sete gêneros: balé clássico de repertório, balé neoclássico, jazz, sapateado, danças populares, dança contemporânea e danças urbanas. Além dos espetáculos, a programação inclui cursos e oficinas, seminários de dança, Feira da Sapatilha, Rua da Dança, Visitando os Bastidores e Dança Comunidade.
Os ingressos para a noite de abertura, Noite de Gala, custam entre R$ 16 e R$ 120 e estão à venda pela internet  ou na bilheteria Central do Centreventos Cau Hansen, em Joinville, das 13h às 21h.




Comentário:

O mundo da música é algo do qual os surdos são privados, o projeto acima visa não só inseri-los em atividade de dança, como também da música por meio de aulas de balé.




Comentários

  1. Nessa matéria vemos a importância de realizamos a inclusão social das pessoas surdas na sociedade para que os mesmos possam se sentir integrados e não passe a ter que fugir das pessoas por sentir perseguido pelos preconceitos existentes. A dança é um importante meio de inclusão pois sabem que ela utiliza em grande maioria a linguagem corporal e sabemos que o maior meio de comunicação das pessoas surdas é a expressão corporal, o tracejado habilidoso das mãos e de todo o corpo, todos nós necessitamos interagir mais com as pessoas surdas, buscando aprender o significado dos seus sinais, seus sonhos, suas idéias e assim buscamos a junção de valores para se tornar atuantes dentro da comunidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando situações da Dinâmica para turmas do 9º ano através de simuladores da internet

Olá! Hoje faço o meu relato sobre a aula de informática parcialmente planejada na última postagem. A princípio, a intenção era trazer as turmas do 9º ano para aulas que envolvessem os temas da tabela periódica e a organização dos números de massa e números atômicos dos átomos, assim como seus respectivos símbolos. No entanto, tendo em vista a aproximação do término do 2º bimestre, é necessário que a Física também seja trabalhada com eles, afinal ela é uma disciplina tão importante quanto a Química ou a Biologia.   Na última aula, realizada durante a segunda-feira dia 16 de maio, os alunos viram o conteúdo programado para a matéria de Física: conceito de força (de forma vaga), a ideia de força resultante, a relação entre o equilíbrio e a força necessária para mover um objeto e, por fim, as tão afamadas leis.  Apesar de simples, a temática merece bastante atenção dos meninos, por ter sido pedido a eles a entrega de um trabalho parcial que envolva de um jeito ou...

Formulários de revisão

Link para as revisões. Clique nos links destacados abaixo: Revisão: Células (9º ano) https://docs.google.com/forms/d/1hhvXxos7iJKw0bxWTi9HZpTIn7iU6hDBvhNCRR49vbU/viewform Revisão Sistema respiratório e cardiovascular (8º ano) https://docs.google.com/forms/d/1_mTmHLF_wYDnPEKoCK4pTgdLtPRhfub0GoX_4Ilylec/viewform

Temáticas para o desenvolvimento dos projetos

Olá. alunos! Sejam muito bem vindos a este espaço! Aqui estão alguns vídeos e links que podem ser consultados por vocês! Dividi todos eles por séries e por conteúdos.  Assistam aos que forem do interesse de vocês e escolham uma das "experiências" para realizar em sala de aula e, posteriormente, em algum evento realizado pela escola.  Algumas sugestões nos vídeos, a maioria do canal Manual do Mundo. 7º ano 1. Coleta de material biológico Conteúdo: Fungos e bactérias Podemos cultivar microrganismos existentes nas mais variadas superfícies que tocamos diariamente inclusive na superfície do nosso próprio corpo.  2. Enchendo balões "sem ar" Experiência simples. Com ela vocês poderão encher balões através de uma reação química onde há a produção de gás carbônico.  3. Plantando feijões no algodão Muito clássica, a maioria de vocês já devem ter feito essas experiência em séries anteriores. Aqui vocês podem acompanhar a germinação e ...