Pular para o conteúdo principal

Projeto traduz textos em libras para surdos; "Estadão" planeja adotar o sistema no portal

 Estadão - 7 de agosto de 2014


A luta pelos direitos humanos tem como uma de suas pautas primordiais a questão da acessibilidade. Num tema que apresenta tantas demandas, a ProDeaf identificou uma oportunidade de desenvolver uma série de projetos para tornar a tecnologia uma ferramenta para todos. Entre as iniciativas, surgiu o WebLibras, sistema de tradução de sites para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).  “Foi uma evolução da ProDeaf para democratizar o acesso à informação escrita, aos surdos brasileiros”, diz Renato Kimura, gerente de produtos da startup.



Crédito:Divulgação
Avatar traduz textos e notícias em libras para deficientes visuais


Com quatro anos atuando no mercado, a empresa surgiu de uma maneira inusitada. Alunos do curso de ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco se reuniram para criar um projeto na faculdade. Entre os integrantes, estava um deficiente auditivo e a dificuldade para se comunicar motivou os jovens a buscarem soluções globais para o problema.
A comunicação se tornou alvo deste grupo, que já realizou diversos projetos para o segmento e recebe o apoio e parceria de grandes marcas, como Wayra Brasil, Telefônica, Microsoft, Sebrae e também do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq).



Para Kimura, há uma necessidade de oferecer conteúdos escritos aos surdos, uma vez que boa parte das pessoas que tem a libra como a primeira língua, sente dificuldade para compreender o português. “Isso ocorre porque as estruturas das línguas são diferentes”, diz.
Pelo WebLibras, os veículos de comunicação produzidos na internet e empresários interessados podem se cadastrar em planos conforme o plano de interesse. Há o gratuito, com limitação nas ferramentas oferecidas pelo software, há o básico, para sites com maior produção de conteúdo, (ofertado em R$ 89 ao mês), e o especial, que projeta a ferramenta a partir da necessidade do cliente.



A iniciativa é vista com bons olhos pelo portal de O Estado de S. Paulo. O diário faz testes com o tradutor automático para avaliar a possibilidade de empregá-lo em todo o site. “Atualmente, traduzimos alguns blogs específicos do 'Estadão', como o Vencer Limites. São conteúdos altamente relevantes para a comunidade inclusiva e a parceria faz muito sentido e tem dado muito certo. Estamos em uma fase inicial de testes e a ideia é implantar no portal inteiro”, revela Kimura.



Pontos positivos 



Só no Brasil, há 10 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. Desse total, muitos são usuários da libra como língua materna, o que significa que não compreendem o português com facilidade, e uma parcela significativa não é alfabetizada. A partir dos trabalhos desenvolvidos para este público, a ProDeaf afirma que recebeu um feedback muito positivo. 



“Os benefícios são diversos. Para os surdos, o valor é imensurável. Além de facilitar a compreensão do texto para aqueles que têm maior dificuldade, a ferramenta também serve como uma espécie de consulta para quem domina o português”, destaca Kimura.
Nas soluções apresentadas pela empresa, as marcas podem ganhar diversos benefícios, que retornam de certa maneira os investimentos no produto, como o posicionamento de que se importa com a acessibilidade, como também o maior engajamento deste nicho de consumidores. 



Na parte do WebLibras, a startup trabalha constantemente para melhorar os mecanismos de tradução, para que a interpretação do avatar seja cada vez mais natural, e as novas palavras — ou sinais, em libras — que são inseridos com frequência na ferramenta. “A importância de tornar conteúdos da rede disponíveis em Língua de Sinais, é garantir o acesso a esses milhares de cidadãos à informação”, disse o executivo. Para utilizar a ferramenta é simples. Em poucos minutos, o administrador do blog ou do site pode inserir o serviço de tradução de sites da WebLibras e escolher o plano conforme sua necessidade. 


Uma vez cadastrado, o usuário da ferramenta tem acesso a uma página de serviços, como o painel de controle das traduções, como também pode acompanhar o passo a passo de como implantar o WebLibras em seu site. Entre os cases de sucesso da iniciativa, há diversos portais que trabalham com a diversidade e inclusão, além de instituições financeiras e grupos de serviço público, como a Bradesco Seguros, a Telefônica, a Laramara e a Vida Mais Livre. Acesse o site.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.



Disponível em:  
<http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/67363/projeto+traduz+textos+em+libras+para+surdos+estadao+planeja
+adotar+o+sistema+no+portal> Acesso em: 13 Ago. 2014.


Comentário: 

Iniciativas como essa são importantes pois servem de espelho para que outras instituições façam o mesmo. O Estadão resolveu adotar o sistema de tradução em libras e, em pouco tempo, dependendo da recepção do projeto, outros sites de comunicação também o farão. 

Comentários

  1. A sociedade em si, já está à procura de programas que incluam os surdos e deficientes auditivos. E sabemos que um dos passos que podemos ver é na própria faculdade, libras já é obrigatório. É um novo mundo, um novo conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua postagem Luziana!! É bom ver que a acessibilidade para os surdos cresce a cada dia mais com o uso de tecnologias que auxilia e facilitada obter novos conhecimentos ajudando a difundir conceitos com informações para este público.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gastrosquise e Onfalocele

São defeitos do fechamento da parede anterior do abdômen. A diferença básica é que na onfalocele as vísceras são recobertas por membranas translúcidas (âmnio e peritônio parietal), estando o cordão umbilical sempre no ápice do defeito, na gastrosquise o defeito abdominal é relativamente pequeno, localizado geralmente à direita do cordão umbilical não havendo membranas recobrindo as vísceras. Por volta da quinta semana do desenvolvimento embrionário ocorre abrupto crescimento e alongamento do intestino médio, desproporcional ao corpo do embrião, resultando em exteriorização de maior parte do intestino através do umbigo. Esta hérnia natural permanece até a décima semana, quando a cavidade abdominal, crescendo de modo suficiente, recebe de volta as vísceras exteriorizadas. A origem da onfalocele surge a partir do não retorno das vísceras abdominais que formaram a hérnia fisiológica. No entanto, a patogenia gastrosquise ainda é controversa. Acredita tratar-se de uma teratogenia, devido a

A Síntese dos Aminoácidos

Para começar vamos antes de tudo definir o que é aminoácido, certo? Os aminoácidos são a base estrutural das células. Todas as células dos organismos vivos são formadas pela união de diferentes tipo de aminoácidos, que caracterizarão qual será o tipo de célula e qual função será exercida por ela. Os aminoácidos possuem a seguinte estrutura molecular: um carbono-alfa (quiral) ligado a um grupo carboxílico (-COOH), a um grupo amino (-NH2), a um átomo de hidorgênio e por fim a uma cadeia lateral, representada pelo radical R. A quantidade de grupos funcionais amina e carboxíla, e a cadeia lateral definem o nome do aminoácido.  Quanto à sua estrutura, os aminoácidos dividem-se em alfa, beta e gama , nomenclatura determinada pela posição do grupo amino na cadeia. Os 20 aminoácidos metabolizados pelo corpo humano fazem parte do grupo alfa e sua estrutura molecular corresponde com a do desenho acima. Desses 20 aminoácidos, 12 são sintetizados pelo corpo humano e os outros 8 adquiri

A ação da enzima amilase

Produzida junto com a saliva e liberada pelas glândulas salivares parótidas, a amilase é a enzima responsável pela quebra do amido e do glicogênio na boca antes da deglutição. Assim como toda enzima, a amilase possui pH ótimo 7,0 (neutro) e temperatura ideal de 37°C.  Apesar de sua importância a amilase desempenha um papel pequeno diante de todo o processo digestivo, sua exposição ao alimento ocorre apenas no momento da mastigação. Após ser engolido o bolo alimentar é levado ao estômago, lá a enzima é neutralizada pelo ácido hidroclorídrico e pela ação da enzima gastrina .  Já no intestino todas as moléculas que não foram quebradas pela amilase serão quebradas pela amilase pancreática , produzida no pâncreas e liberada no duodeno , porção inicial do intestino delgado. Nessa reação esses polipeptídeos ‘’mal digeridos’’ são transformados em dissacarídeos, molécula formada pela união de dois monossacarídeos e possui forma de hélice. Na próxima etapa surgem as células de Brunner