Pular para o conteúdo principal

Fertilização in vitro





Técnica também conhecida como "bebê de proveta", a Fertilização in vitro (FIV) é um processo em que a fertilização dos gametas é feita em laboratório. Os espermatozoides juntamente com os óvulos são colocados numa cultura especialmente preparada e mantida em condições ideais de temperatura, em ambiente que simula as trompas. Se o processo evoluir favoravelmente, os pré-embriões são transferidos para o útero da mãe, onde irá se desenvolver a gestação.
Além da FIV convencional, existe a técnica conhecida como ICSI (da sigla em inglês intra cytoplasmic sperm injection), em que o espermatozoide é injetado dentro do óvulo. Essa opção costuma ser adotada quando se sabe, previamente, que o espermatozoide não tem qualquer condição de fertilizar o óvulo por conta própria.
O processo consiste em três etapas que acontecem em aproximadamente quinze dias:
Indução da ovulação
Os ovários são estimulados por medicações habitualmente administradas por via subcutânea para que ocorra maior recrutamento dos óvulos. Durante a indução, é realizado acompanhamento ultrassonográfico do crescimento dos folículos, que são as bolsinhas que contém os óvulos, e podem ser visualizadas ao ultrassom. Quando atingirem aproximadamente 18mm, é sinal de que os óvulos estão maduros e é, então, programada a coleta de óvulos.
Coleta de óvulos
É o procedimento de aspiração dos folículos para captação dos óvulos. Ocorre dentro do centro cirúrgico do Hospital dia do Sírio-Libanês, onde fica o laboratório de reprodução humana. A paciente é sedada e uma agulha guiada por ultrassom é introduzida no interior dos ovários, por via vaginal, para que os óvulos sejam captados. O procedimento dura aproximadamente 20 minutos e a paciente recebe alta no mesmo dia.
Transferência embrionária
É a transferência de embriões para o interior do útero da mulher. É realizado após dois a cinco dias de desenvolvimento embrionário in vitro. Ocorre também no centro cirúrgico, porém não requer anestesia.



Disponível em: 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formulários de revisão

Link para as revisões. Clique nos links destacados abaixo: Revisão: Células (9º ano) https://docs.google.com/forms/d/1hhvXxos7iJKw0bxWTi9HZpTIn7iU6hDBvhNCRR49vbU/viewform Revisão Sistema respiratório e cardiovascular (8º ano) https://docs.google.com/forms/d/1_mTmHLF_wYDnPEKoCK4pTgdLtPRhfub0GoX_4Ilylec/viewform

A Síntese dos Aminoácidos

Para começar vamos antes de tudo definir o que é aminoácido, certo? Os aminoácidos são a base estrutural das células. Todas as células dos organismos vivos são formadas pela união de diferentes tipo de aminoácidos, que caracterizarão qual será o tipo de célula e qual função será exercida por ela. Os aminoácidos possuem a seguinte estrutura molecular: um carbono-alfa (quiral) ligado a um grupo carboxílico (-COOH), a um grupo amino (-NH2), a um átomo de hidorgênio e por fim a uma cadeia lateral, representada pelo radical R. A quantidade de grupos funcionais amina e carboxíla, e a cadeia lateral definem o nome do aminoácido.  Quanto à sua estrutura, os aminoácidos dividem-se em alfa, beta e gama , nomenclatura determinada pela posição do grupo amino na cadeia. Os 20 aminoácidos metabolizados pelo corpo humano fazem parte do grupo alfa e sua estrutura molecular corresponde com a do desenho acima. Desses 20 aminoácidos, 12 são sintetizados pelo corpo humano e os outros 8 adq...

Temáticas para o desenvolvimento dos projetos

Olá. alunos! Sejam muito bem vindos a este espaço! Aqui estão alguns vídeos e links que podem ser consultados por vocês! Dividi todos eles por séries e por conteúdos.  Assistam aos que forem do interesse de vocês e escolham uma das "experiências" para realizar em sala de aula e, posteriormente, em algum evento realizado pela escola.  Algumas sugestões nos vídeos, a maioria do canal Manual do Mundo. 7º ano 1. Coleta de material biológico Conteúdo: Fungos e bactérias Podemos cultivar microrganismos existentes nas mais variadas superfícies que tocamos diariamente inclusive na superfície do nosso próprio corpo.  2. Enchendo balões "sem ar" Experiência simples. Com ela vocês poderão encher balões através de uma reação química onde há a produção de gás carbônico.  3. Plantando feijões no algodão Muito clássica, a maioria de vocês já devem ter feito essas experiência em séries anteriores. Aqui vocês podem acompanhar a germinação e ...