Pular para o conteúdo principal

Anemia falciforme

Na anemia o transporte de oxigênio é prejudicado pela redução no número de hemoglobinas do sangue. A doença pode ser hereditária como no caso da anemia falciforme, onde uma mutação provoca a deformação da célula, que passa a ter forma de foice. E também ter causas externas, como uma alimentação pobre em ferro e grandes hemorragias.
Ao prejudicar o transporte de oxigênio, e assim a respiração celular e o metabolismo como um todo, a pessoa afetada passa a sofrer com o cansaço, a fadiga muscular e com a dificuldade de concentração, devido à  redução na produção de energia pela quebra de moléculas de glicose em ATP.

No caso da anemia falciforme os sintomas são mais severos, são eles:
  • Crise de dor: provocada pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelas hemoglobinas em forma de foice.
  • Icterícia: amarelamento da pele e dos olhos.
  • Síndrome mão-pé: inchaço, dor e vermelhidão nos pés e nas mãos provocados pela obstrução dos vasos sanguíneos desses locais.
  • Infecções: A pessoa acometida pela doença fica mais propensa a contrair infecções, pneumonias e meningites. 
  • Úlceras nos membros inferiores: são mais comuns nos tornozelos. 
  • Sequestro do sangue pelo baço: Nas crianças a anemia falciforme pode levar o baço a aumentar rapidamente de tamanho e à ''sequestrar'' todo o sangue do corpo infantil. A falta de sangue nos demais órgãos leva à morte.
Não há tratamento específico para a anemia falciforme, o portador da doença precisa de acompanhamento médico pelo resto da vida para que se possa manter a oxigenação dos tecidos, controlar as crises de dor e prevenir as infecções. 



Comentários

  1. Muito boa sua postagem Luziana! um trecho legal que encontrei para fazer a complementação em seu texto...
    A anemia falciforme tem origem genética e hereditário.Para se manifestar, é necessário que a pessoa em questão receba, tanto do pai quanto da mãe, o gene alterado. Caso o receba somente de um de seus genitores, o indivíduo em questão será caracterizado como portador de traço falciforme, não desenvolvendo o quadro. Porém, caso tenha filho com parceiro portador da doença, ou com o mesmo quadro, existe a probabilidade de a criança nascer com a anemia falciforme.

    ResponderExcluir
  2. Interessante seu assunto Luziana! Sintetizando o seu comentário, o tratamento da anemia falciforme deve ser feito durante a vida inteira. Também é muito importante manter a rotina de exames diagnósticos para evitar as complicações crônicas, como o AVC, alterações cardíacas, além de acompanhar a taxa de hemoglobina. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o tema do seu post essa semana Luziana, eu pude notar que a anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) que transforma glóbulos vermelhos saudáveis em glóbulos vermelhos doentes em formato de foice daí o nome falciforme essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

    ResponderExcluir
  4. Complementando um pouco o seu texto Luziana, o diagnostico da anemia falciforme pode ser por um exame simples de sangue, como o hemograma, pode já indicar a presença de hemácias falciformes e hemoglobina baixa. A partir desse exame, o médico normalmente solicita outros, como a eletroforese de hemoglobina e o teste de falcemia, para confirmação do diagnóstico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Formulários de revisão

Link para as revisões. Clique nos links destacados abaixo: Revisão: Células (9º ano) https://docs.google.com/forms/d/1hhvXxos7iJKw0bxWTi9HZpTIn7iU6hDBvhNCRR49vbU/viewform Revisão Sistema respiratório e cardiovascular (8º ano) https://docs.google.com/forms/d/1_mTmHLF_wYDnPEKoCK4pTgdLtPRhfub0GoX_4Ilylec/viewform

A Síntese dos Aminoácidos

Para começar vamos antes de tudo definir o que é aminoácido, certo? Os aminoácidos são a base estrutural das células. Todas as células dos organismos vivos são formadas pela união de diferentes tipo de aminoácidos, que caracterizarão qual será o tipo de célula e qual função será exercida por ela. Os aminoácidos possuem a seguinte estrutura molecular: um carbono-alfa (quiral) ligado a um grupo carboxílico (-COOH), a um grupo amino (-NH2), a um átomo de hidorgênio e por fim a uma cadeia lateral, representada pelo radical R. A quantidade de grupos funcionais amina e carboxíla, e a cadeia lateral definem o nome do aminoácido.  Quanto à sua estrutura, os aminoácidos dividem-se em alfa, beta e gama , nomenclatura determinada pela posição do grupo amino na cadeia. Os 20 aminoácidos metabolizados pelo corpo humano fazem parte do grupo alfa e sua estrutura molecular corresponde com a do desenho acima. Desses 20 aminoácidos, 12 são sintetizados pelo corpo humano e os outros 8 adq...

Temáticas para o desenvolvimento dos projetos

Olá. alunos! Sejam muito bem vindos a este espaço! Aqui estão alguns vídeos e links que podem ser consultados por vocês! Dividi todos eles por séries e por conteúdos.  Assistam aos que forem do interesse de vocês e escolham uma das "experiências" para realizar em sala de aula e, posteriormente, em algum evento realizado pela escola.  Algumas sugestões nos vídeos, a maioria do canal Manual do Mundo. 7º ano 1. Coleta de material biológico Conteúdo: Fungos e bactérias Podemos cultivar microrganismos existentes nas mais variadas superfícies que tocamos diariamente inclusive na superfície do nosso próprio corpo.  2. Enchendo balões "sem ar" Experiência simples. Com ela vocês poderão encher balões através de uma reação química onde há a produção de gás carbônico.  3. Plantando feijões no algodão Muito clássica, a maioria de vocês já devem ter feito essas experiência em séries anteriores. Aqui vocês podem acompanhar a germinação e ...